quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Memórias de estágio



INTERVALO DE RECREAÇÃO:MOMENTO DE ÓCIO OU DE APRENDIZADO NA ESCOLA M.N.S.L


                                                                                                                           
                                                                                                                           
                                                                                                                          
                                                                                                                           Adriano da Silva e Silva
                                                                                                                           Claudionor Silva Neto 
                                                                                                                           Saulo Aguiar Santos

                                                                                                          

1.INTRODUÇÃO

Muitos são os aspectos que chamam a atenção no espaço escolar,porém,alguns passam despercebidos e que são tão importantes quanto os que são lembrados,um desses é o que acontece no período do intervalo.O intervalo de recreação muitas vezes não é pensado como algo tão importante quanto é,fazendo com que este momento não seja valorizado e que o tratem apenas como um momento de descanso para alunos e professores.Na pesquisa buscamos verificar como funciona o intervalo em uma das escola municipais de Jequié,buscando entender questões como o que as crianças fazem e como aprendem durante o momento,se há intencionalidades nas brincadeiras ou não e outro pontos abordados no decorrer do relatório. 


2.REFERENCIAL

Usamos como base para essa pesquisa,o e-book “Brincadeira de criança,brinquedos e brincadeiras para crianças pequenas”,uma adaptação contextualizada do material “Brinquedos e Brincadeiras de Creche”,feito pelo Ministério da Educação,por meio da Secretaria de Educação Básica em parceria com a UNICEF e também o artigo:“O jogo do espaço e o espaço do jogo em escolas de Curitiba”,feito pela Dra.Simone Rechia,onde é relatada uma pesquisa parecida com a que fizemos porém,em um período maior. 


3. ANÁLISE DO FENÔMENO OBSERVADO



Ao longo da observação,percebemos que as crianças brincavam livremente no período do intervalo de 30 minutos em um espaço com sua maior parte sem pavimentação e outra pequena parte pavimentada, também percebemos que as crianças brincavam individualmente ou em grupos e a escola disponibilizava alguns brinquedos para eles utilizarem durante o intervalo como bambolê, bola de futebol e cordas. Observamos também os tipos de brincadeiras que eram desenvolvidas por eles que seriam pula corda, futebol, dança do bambolê, lutinha, polícia e ladrão, esconde-esconde, cada macaco no seu galho e pega-pega.Todas essas brincadeiras eram sem orientação dos professores ou funcionários do colégio,mas eles ficavam observando para que não ocorresse nada que pudesse colocar as crianças em risco.



Durante algumas aulas que participamos,observamos que a professora que estávamos acompanhando utilizava de atividades lúdicas para o ensino da matemática uma delas foi o “disco mágico” que servia para ensinar sobre unidade, dezena, centena e unidade de milhar,sendo desenvolvida da seguinte forma:a professora colocava um disco no chão com quatros cores cada cor representava uma unidade, dezena, centena ou unidade de milhar logos após chamava 4 alunos e lhes dava 10 fichas para cada e de uma determinas distância teriam que acertas o disco com as fichas e depois somar quantos pontos fizeram.

Pudemos perceber que a escola tinha uma quadra onde era utilizada da seguinte forma, cada dia da semana  uma série diferente ia para a quadra após o intervalo e lá na maioria das vezes acontecia um brincar livre,onde as crianças brincavam de correr, se pendurar nas barras de proteção e jogar futsal;já em outros momentos os professores desenvolviam atividades mais organizadas  com eles, como amarelinha.Dessa forma,acontece o que cita Rechia(2006),ao falar sobre como os sujeitos imprimem suas marcas naquilo que lhes é colocado a disposição,pois mesmo sem ser planejado,um espaço pode ser (re)significado através dessas marcas expressas por cada um,como acontecia nesses momentos onde as crianças iam para a quadra.

Não visualizamos nenhuma criança com necessidades especiais durante o período dessa pesquisa,mas no que diz respeito a espaços que pudessem trazer conforto para elas na hora de brincar e interagir com outras pessoas,não foi percebido.Em relação às interações,no  E-book da  Unicef traz que as crianças já começam a construir identidades próprias e a perceber as diferenças de traços físicos, cor, linguagem desde muito pequenos,então  é essencial o trabalho dos adultos para a valorização da diversidade.


4.CONCLUSÃO

Esse processo de observação nos fez perceber que a organização do espaço,disposição recursos no momento do intervalo de recreação e um olhar mais atento para o momento por parte dos funcionários da escola,poderia potencializar cada vez mais a aprendizagem dos alunos e até mesmo a interação entre eles,os professores e gestores.Alguns dos momentos em que aconteceram atividades planejadas foram bastante produtivos,não que a brincadeira livre não traga sua contribuição nas interações e outros âmbitos , porém as brincadeiras podem ser direcionadas a trabalhar certas áreas,juntando assim dois lados como o aprender e o brincar, transformando os momentos de intervalo ou até mesmo em sala que muitas vezes são sempre iguais,em momentos diferentes e enriquecedores para a vida das crianças.  




5.REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 


RECHIA, S. O jogo do espaço e o espaço do jogo em escolas da cidade de Curitiba Rev. Bras.Cienc. Esporte, Campinas, , v. 27, n. 2, p. 91-104.jan 2006
                                           

EDUCAÇÃO, M. d. Brincadeira de criança:Brinquedos e brincadeiras para crianças pequenas. Elaborado por meio da secretaria de educação,com parceria da UNICEF,2012.





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