quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Memória de Alfabetização






O momento da alfabetização é um dos mais importantes na vida escolar de todas as pessoas,mas infelizmente alguns não tem a oportunidade de passar por esse processo ou mesmo passando,tem experiências ruins.Partindo da minha experiência  nessa etapa,vou contar um pouco como aconteceu esse processo.

Por atividades encontradas da época,pude notar que aprendi  primeiramente as letras e logo depois as sílabas,palavras e só após esse processo partir para o texto,fazendo entender que fui apresentado primeiramente ao método silábico.Levando em conta essa experiência e relacionando com os métodos de alfabetização,o método utilizado comigo foi misto,pois iniciei com o silábico porém  tive experiências com outros,como o fônico,onde lembro que aprendi  muitas vezes o som das letras e não o nome como por exemplo o “efe” que se tornava “fê”.Essa parte de ter depois de um tempo que mudar o jeito de pronunciar algumas letras foi um pouco complicada pra mim,pois me habituei  a falar de determinada maneira e depois de um tempo ter que reformular tudo em minha cabeça foi meio confuso.

Em relação ao que lembro da sala de aula,recordo que era um ambiente bem prazeroso com mesinhas onde as crianças se dividiam e sentavam em grupinhos,era um espaço muito alegre com imagens nas paredes fazendo a sala ser bem interativa.A estrutura da sala é tão importante quanto os métodos usados,pois de acordo com sua configuração,o aprendizado se mantém em uma harmonia legal e acredito que as salinhas que tive durante o período de alfabetização tenham  me ajudado na dinâmica de ter o espaço em que eu participava como inspiração.
                           
Das únicas lembranças que tenho das professoras que passaram por  mim nesse período da minha vida,o que recordo é que eram muito mais mediadoras do que detentoras do saber.Elas sempre tentavam  nos incentivar bastante em relação a nos  fazer pensar e não em dar a resposta pronta em nossas mãos,fazendo com que o processo fosse bastante prazeroso e produtivo.

Já havia citado um pouco acima sobre o aprendizado através de um pouco do método fônico e dei o exemplo do “F” no caso da leitura,mas relacionando à escrita,me lembro que durante a alfabetização aprendi a escrever por exemplo o “S” do meu nome de uma forma e depois de um tempo em outra escola fui condicionado a escrever de outra maneira,ou seja,não foram apresentadas variedades de escrita de algumas letras e sim apenas algumas das formas.Eu só sabia uma forma de fazer algumas das letras,mudando a forma de escrever determinas formas gráficas somente depois de um bom tempo,umas duas ou três séries a frente. Não sei se essa privação de escrever a letra da forma que queria e que aprendi foi correta ou se um repertório maior de formas de escrita das letras seria interessante para mim,mas a troca repentina de algo que já fazia por muito tempo foi bastante impactante pra mim nesse processo.

Minhas primeiras experiências com a leitura e escrita foram através imagens,interligando as duas linguagens.Nesse processo de pesquisa sobre meu processo na alfabetização,acabei encontrando um livro meu onde demonstra esse primeiro contato com o ambiente da leitura e da escrita,onde pude ter uma  noção de como aconteceu uma parte do meu caminho na Alfabetização.

Em relação à importância de ler e escrever,para mim significa abrir um leque de possibilidades de enxergar o mundo de uma forma diferente e isso se torna tão visível,que quando aprendemos a identificar pelo menos as letras,emana em nós um sentimento de bem-estar,fazendo com que queiramos sair escrevendo e lendo tudo em todos os cantos. Então,aprender essas duas linguagens que se conectam,significa dar oportunidades de olharmos o mundo de uma outra forma


Acabei  me lembrando de uma passagem engraçada da época de alfabetização,onde um de meus colegas de sala estava tão atento ao que estava escrevendo que acabou escrevendo meu nome no lugar do dele,ou seja,estava olhando para o meu.Eu nem havia percebido,estava tão concentrado fazendo a atividade em meu caderno que não prestei atenção que ele copiava do meu inclusive o nome.A professora que se atentou a isso e acabou repreendendo ele de forma  bem tranquila,nisso tudo,a parte mais engraçada foi o susto que ele levou ao ser descoberto pois na cabeça dele estava tudo correndo bem no seu momento de cópia.Mal sabia ele que estava se prejudicando ao copiar do meu,ainda bem que a pró estava atenta aos seus movimentos.  

Relacionado a esse período de aprendizagem,não me recordo se pode ter acontecido algo nessa época que não consegui trabalhar esse meu lado,mas,por bastante tempo tive e ainda tenho um pouco de dificuldade de interpretação rápida de textos ou até mesmo de algo falado,sempre levo um bom tempo para sistematizar o que foi falado ou escrito.Isso me prejudica muito quando tenho que falar algo na hora sem ter muito tempo para pensar,não conseguindo montar as peças na cabeça de forma simples como acontece com algumas pessoas.

Ter passado por essa experiência de voltar ao passado e poder reviver o período de alfabetização foi muito enriquecedor para mim,pois acabei lembrando de coisas que já estavam quase perdidas na memória,sou muito grato pela oportunidade.Foi muito bom associar o que estudamos agora ao que já passamos em nosso processo de aprendizagem na época da Alfabetização.

3 comentários:

  1. Achei que na narrativa da alfabetização, você avançou mais fundamentando os métodos de alfabetização que vivenciou. Parabéns!
    Traga imagens que ilustrem os dois textos e faça os links dos colegas da sala para facilitar sua navegação nos blogs.

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  2. Que belo Saulo saber que você teve professoras mediadoras e com um ambiente propício para o ensino e a aprendizagem. Parabéns por relatar esse momento pra nós..

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  3. Que bom que o seu processo de alfabetização foi tranquilo e te deixou boas recordações,Saulo!!!Que as professores foram mediadoras estimulando em ti o desejo de aprender. Você vai longe grande Saulo.

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