O momento da alfabetização é um dos mais importantes na vida escolar de todas as pessoas,mas infelizmente alguns não tem a oportunidade de passar por esse processo ou mesmo passando,tem experiências ruins.Partindo da minha experiência nessa etapa,vou contar um pouco como aconteceu esse processo.
Por atividades encontradas da
época,pude notar que aprendi
primeiramente as letras e logo depois as sílabas,palavras e só após esse
processo partir para o texto,fazendo entender que fui apresentado primeiramente
ao método silábico.Levando em conta essa experiência e relacionando com os
métodos de alfabetização,o método utilizado comigo foi misto,pois iniciei com o
silábico porém tive experiências com
outros,como o fônico,onde lembro que aprendi
muitas vezes o som das letras e não o nome como por exemplo o “efe” que
se tornava “fê”.Essa parte de ter depois de um tempo que mudar o jeito de
pronunciar algumas letras foi um pouco complicada pra mim,pois me habituei a falar de determinada maneira e depois de um
tempo ter que reformular tudo em minha cabeça foi meio confuso.
Em relação ao que lembro da sala de
aula,recordo que era um ambiente bem prazeroso com mesinhas onde as crianças se
dividiam e sentavam em grupinhos,era um espaço muito alegre com imagens nas
paredes fazendo a sala ser bem interativa.A estrutura da sala é tão importante
quanto os métodos usados,pois de acordo com sua configuração,o aprendizado se
mantém em uma harmonia legal e acredito que as salinhas que tive durante o
período de alfabetização tenham me
ajudado na dinâmica de ter o espaço em que eu participava como inspiração.
Das
únicas lembranças que tenho das professoras que passaram por mim nesse período da minha vida,o que recordo
é que eram muito mais mediadoras do que detentoras do saber.Elas sempre
tentavam nos incentivar bastante em
relação a nos fazer pensar e não em dar
a resposta pronta em nossas mãos,fazendo com que o processo fosse bastante
prazeroso e produtivo.
Já havia citado um pouco acima sobre o aprendizado através de um pouco do método fônico e dei o exemplo do “F” no caso da leitura,mas relacionando à escrita,me lembro que durante a alfabetização aprendi a escrever por exemplo o “S” do meu nome de uma forma e depois de um tempo em outra escola fui condicionado a escrever de outra maneira,ou seja,não foram apresentadas variedades de escrita de algumas letras e sim apenas algumas das formas.Eu só sabia uma forma de fazer algumas das letras,mudando a forma de escrever determinas formas gráficas somente depois de um bom tempo,umas duas ou três séries a frente. Não sei se essa privação de escrever a letra da forma que queria e que aprendi foi correta ou se um repertório maior de formas de escrita das letras seria interessante para mim,mas a troca repentina de algo que já fazia por muito tempo foi bastante impactante pra mim nesse processo.
Minhas
primeiras experiências com a leitura e escrita foram através
imagens,interligando as duas linguagens.Nesse processo de pesquisa sobre meu
processo na alfabetização,acabei encontrando um livro meu onde demonstra esse
primeiro contato com o ambiente da leitura e da escrita,onde pude ter uma noção de como aconteceu uma parte do meu
caminho na Alfabetização.
Em
relação à importância de ler e escrever,para mim significa abrir um leque de
possibilidades de enxergar o mundo de uma forma diferente e isso se torna tão
visível,que quando aprendemos a identificar pelo menos as letras,emana em nós
um sentimento de bem-estar,fazendo com que queiramos sair escrevendo e lendo
tudo em todos os cantos. Então,aprender essas duas linguagens que se
conectam,significa dar oportunidades de olharmos o mundo de uma outra forma
Acabei me lembrando de uma passagem engraçada da
época de alfabetização,onde um de meus colegas de sala estava tão atento ao que
estava escrevendo que acabou escrevendo meu nome no lugar do dele,ou
seja,estava olhando para o meu.Eu nem havia percebido,estava tão concentrado
fazendo a atividade em meu caderno que não prestei atenção que ele copiava do
meu inclusive o nome.A professora que se atentou a isso e acabou repreendendo
ele de forma bem tranquila,nisso tudo,a
parte mais engraçada foi o susto que ele levou ao ser descoberto pois na cabeça
dele estava tudo correndo bem no seu momento de cópia.Mal sabia ele que estava
se prejudicando ao copiar do meu,ainda bem que a pró estava atenta aos seus
movimentos.
Relacionado a esse período de
aprendizagem,não me recordo se pode ter acontecido algo nessa época que não consegui
trabalhar esse meu lado,mas,por bastante tempo tive e ainda tenho um pouco de
dificuldade de interpretação rápida de textos ou até mesmo de algo
falado,sempre levo um bom tempo para sistematizar o que foi falado ou
escrito.Isso me prejudica muito quando tenho que falar algo na hora sem ter
muito tempo para pensar,não conseguindo montar as peças na cabeça de forma
simples como acontece com algumas pessoas.
Ter passado por
essa experiência de voltar ao passado e poder reviver o período de
alfabetização foi muito enriquecedor para mim,pois acabei lembrando de coisas
que já estavam quase perdidas na memória,sou muito grato pela oportunidade.Foi
muito bom associar o que estudamos agora ao que já passamos em nosso processo
de aprendizagem na época da Alfabetização.
Achei que na narrativa da alfabetização, você avançou mais fundamentando os métodos de alfabetização que vivenciou. Parabéns!
ResponderExcluirTraga imagens que ilustrem os dois textos e faça os links dos colegas da sala para facilitar sua navegação nos blogs.
Que belo Saulo saber que você teve professoras mediadoras e com um ambiente propício para o ensino e a aprendizagem. Parabéns por relatar esse momento pra nós..
ResponderExcluirQue bom que o seu processo de alfabetização foi tranquilo e te deixou boas recordações,Saulo!!!Que as professores foram mediadoras estimulando em ti o desejo de aprender. Você vai longe grande Saulo.
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